Fundo Social inicia mais uma edição do Projeto Visão do Futuro

O Projeto Visão do Futuro entra em seu segundo ano de atuação na prevenção e recuperação da saúde ocular a aproximadamente 1.000 alunos.
Da Antena Jovem

Os oftalmologistas do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA) Dr. Eduardo Andreghetti e Dra. Juliana Andrigheti Coronado Antunes ofereceram treinamento direcionado aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação para execução e acompanhamento do Projeto Visão do Futuro, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria da Secretaria Municipal da Educação.

O Projeto Visão do Futuro entra em seu segundo ano de atuação na prevenção e recuperação da saúde ocular a aproximadamente 1.000 alunos dos 1° anos do Ensino Fundamental de toda a Rede Municipal de Ensino.

O projeto tem inicio previsto para o dia 23 de abril, com triagem de acuidade visual pelos alunos de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e o reteste realizado pelos professores das unidades escolares do Município. Após as duas triagens os diagnósticos são encaminhados para os médicos do IOA, para o devido tratamento e demais acompanhamentos em casos específicos.

A presidente de Fundo Social de Solidariedade e idealizadora do Projeto, Luciana Barreto Fernandes, antes das orientações falou da importância da participação dos professores na realização do Projeto como primeiros diagnosticadores das necessidades visuais dos alunos no convívio diário em sala de aula.

Luciana também retomou como os cuidados com a visão dos alunos ajudam no rendimento e na diminuição da evasão escolar e compartilhou com emoção alguns resultados do primeiro ano do Projeto, em que foram triados 964 alunos, sendo identificados e atendidos com tratamento e com os óculos de grau 462 alunos entre do 1º ano e alguns casos que se mostraram necessários, dos 2° ao 5º anos, como também a realização de 2 cirurgias de glaucoma.

Os professores por sua vez, previamente aos exames de reteste, irão instruir os alunos de forma pedagógica quanto à importância dos cuidados com a visão, para que eles se sintam mais seguros e participativos, melhorando assim a realização dos exames e ampliando as possibilidades de exatidão dos diagnósticos.

São parceiros do Projeto Visão do Futuro do Fundo Social de Solidariedade, as secretarias municipais da Educação e Saúde, a Fundação Educacional do Município de Assis, o Instituto de Oftalmologia de Assis, a Associação De Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região, Banco Credicana, Unopar Assis, Moto clube Micróbios e  Óticas Carol.

Compartilhe

Comente